Pages

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Como saber se os cabelos estão saudáveis

Olá meninas já estão participando dos 3 Sorteios que estão rolando aqui no Blog? Se não está corre na lateral e clica nas imagens dos Sorteios.

Aqui hoje bateu a professora de Biologia (kkkkkkkkkkkkkk a chata, mas lê que é legal)


Aqui já postei alguns tratamentos para os cabelos, mas como saber se o cabelo está realmente precisando de algo mais específico. Saber se o cabelo está saudável ou não.
Água salgada, cloro, tintura, alisamentos químicos, uso do secador, chapinha, baby liss, lavar o cabelo com água quente, acessórios muito apertados nos fios, tudo isso vai danificando a fibra capilar, provocando descamação e abrindo as cutículas dos fios dos cabelos. 
E quando os cabelos começam a ficar secos e sem movimento é um sinal de alerta de que ele não esta mais tão saudável.
Por isso devemos ficar bem atentas aos sinais que os própios cabelos dão.

Vamos entender bem a estrutura do cabelo




O córtex é sem dúvida a maior camada, que abrange entre 75% a 90% da estrutura capilar. A força, flexibilidade e cor natural são influenciados pelas propriedades físicas do córtex.


A medula é a formação irregular como favos de mel, só que feitos de queratina e não tem qualquer influência no comportamento capilar, física ou quimicamente. Encontra-se na região central apresenta-se eventualmente quebrada ou ausente quando ocorre traumatismo por produtos químicos.


A cutícula é composta de diversas camadas, em torno de 7 a 13. São transparentes e, quando bem fechadas apresentam mais luminosidade. São opacas quanto mais abertas. Se as cutículas se abrem, o cabelo fica sujeito ao aumento de porosidade tornando-o sem brilho. É importante que a cutícula seja mantida em boas condições, para que o cabelo mantenha um aspecto saudável e com máximo e com máximo de reflexo de luz.

Aqui fotos de microscopia eletrônica de um fio de cabelo com as escamas abertas ou arrebentadas.






Cutículas ou células escamosas danificadas permitem com que o córtex fique desprotegido, assim com as agressões externas, o cabelo se torna muito mais propenso a apresentar aspectos de desidratação e danos.

Sinais que os cabelos não estão Saudáveis

- Cabelos fracos, com queda e quebra
- Cabelos elásticos ou emborrachados

- Cabelo secos

- Pontas espigadas ( pontas duplas)

- Cabelos opacos sem brilho

- Cabelos difíceis de pentear

- Cabelos com excesso de oleosidade

Se o seu cabelo apresentou algum desses sinais é sinal que ele não está saudável e está precisando de cuidados especiais. Não adianta fazer nenhum tipo de química em cima de cabelos danificados .

Alguns tratamentos podem ser feitos no salão desde que sejam de reconstrução, nutrição e reparação. Não adianta querer alisar, cachear e tingir – descolorir cabelos que não estão saudáveis. Antes de fazer qualquer processo químico o fio deve estar saudável e forte. Outra dica importante para ter cabelos saudáveis é ter uma boa alimentação rica em proteínas e vitaminas.
Aqui no blog eu já postei alguns tratamentos para se fazer em casa, mas lembre-se para faze-los em casa não se esqueça de usar somente produtos de qualidade, e na hora de fazer as escovas e utilizar a prancha tenha certeza de que está fazendo o correto pois o mal uso ode secadores e prancha danificam muito o cabelo.
Aqui tem o link dos tratamentos que dei aqui no blog

- Cauterização em casa igual a do salão
- Selagem térmica em casa  
- Hidratação de Maizena

Espero que tenha sido útil para vocês.


 

7 amiguinha(s) Comentaram:

Gordinha Retada ( Nessinha Carvalho ) disse...

COMO É BOM TER UMA FESSORA ASSIM PRA EXPLICAR TUDO RSSS..

BJOS LINDA

Unknown disse...

Hahahahahaha gostou amiga

beijos

Unknown disse...

a Poatagem esta muito boa,obrigada pelas dicas:)

Anônimo disse...

Migaaa corre la no blog vc ganhou o sorteio
da Kanitz parabéns responde meu email
e comenta la no post em !rsrs
bjos gata

kat disse...

Adorei essa aula sobre cabelo, sem duvida de muita utilidade!

Janaína Santos disse...

Gostei do post!!!
Boas dicas!!!
Bjs

Bianca Vidigal disse...

Adorei o post (:

Beijão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes pelo Mundo - a partir de 25/07/2011