Olá meninas já estão participando dos 3 Sorteios que estão rolando aqui no Blog? Se não está corre na lateral e clica nas imagens dos Sorteios.
Aqui hoje bateu a professora de Biologia (kkkkkkkkkkkkkk a chata, mas lê que é legal)
Aqui já postei alguns tratamentos para os cabelos, mas como saber se o cabelo está realmente precisando de algo mais específico. Saber se o cabelo está saudável ou não.
Água salgada, cloro, tintura, alisamentos químicos, uso do secador, chapinha, baby liss, lavar o cabelo com água quente, acessórios muito apertados nos fios, tudo isso vai danificando a fibra capilar, provocando descamação e abrindo as cutículas dos fios dos cabelos.
E quando os cabelos começam a ficar secos e sem movimento é um sinal de alerta de que ele não esta mais tão saudável.
Por isso devemos ficar bem atentas aos sinais que os própios cabelos dão.
Vamos entender bem a estrutura do cabelo
O córtex é sem dúvida a maior camada, que abrange entre 75% a 90% da estrutura capilar. A força, flexibilidade e cor natural são influenciados pelas propriedades físicas do córtex.
A medula é a formação irregular como favos de mel, só que feitos de queratina e não tem qualquer influência no comportamento capilar, física ou quimicamente. Encontra-se na região central apresenta-se eventualmente quebrada ou ausente quando ocorre traumatismo por produtos químicos.
A cutícula é composta de diversas camadas, em torno de 7 a 13. São transparentes e, quando bem fechadas apresentam mais luminosidade. São opacas quanto mais abertas. Se as cutículas se abrem, o cabelo fica sujeito ao aumento de porosidade tornando-o sem brilho. É importante que a cutícula seja mantida em boas condições, para que o cabelo mantenha um aspecto saudável e com máximo e com máximo de reflexo de luz.
Aqui fotos de microscopia eletrônica de um fio de cabelo com as escamas abertas ou arrebentadas.
Cutículas ou células escamosas danificadas permitem com que o córtex fique desprotegido, assim com as agressões externas, o cabelo se torna muito mais propenso a apresentar aspectos de desidratação e danos.
Sinais que os cabelos não estão Saudáveis
- Cabelos fracos, com queda e quebra
- Cabelos elásticos ou emborrachados
- Cabelo secos
- Pontas espigadas ( pontas duplas)
- Cabelos opacos sem brilho
- Cabelos difíceis de pentear
- Cabelos com excesso de oleosidade
Se o seu cabelo apresentou algum desses sinais é sinal que ele não está saudável e está precisando de cuidados especiais. Não adianta fazer nenhum tipo de química em cima de cabelos danificados .
Alguns tratamentos podem ser feitos no salão desde que sejam de reconstrução, nutrição e reparação. Não adianta querer alisar, cachear e tingir – descolorir cabelos que não estão saudáveis. Antes de fazer qualquer processo químico o fio deve estar saudável e forte. Outra dica importante para ter cabelos saudáveis é ter uma boa alimentação rica em proteínas e vitaminas.
Aqui no blog eu já postei alguns tratamentos para se fazer em casa, mas lembre-se para faze-los em casa não se esqueça de usar somente produtos de qualidade, e na hora de fazer as escovas e utilizar a prancha tenha certeza de que está fazendo o correto pois o mal uso ode secadores e prancha danificam muito o cabelo.
Aqui tem o link dos tratamentos que dei aqui no blog
- Selagem térmica em casa ♥
- Hidratação de Maizena ♥
Espero que tenha sido útil para vocês.
7 amiguinha(s) Comentaram:
COMO É BOM TER UMA FESSORA ASSIM PRA EXPLICAR TUDO RSSS..
BJOS LINDA
Hahahahahaha gostou amiga
beijos
a Poatagem esta muito boa,obrigada pelas dicas:)
Migaaa corre la no blog vc ganhou o sorteio
da Kanitz parabéns responde meu email
e comenta la no post em !rsrs
bjos gata
Adorei essa aula sobre cabelo, sem duvida de muita utilidade!
Gostei do post!!!
Boas dicas!!!
Bjs
Adorei o post (:
Beijão!
Postar um comentário