Pages

sábado, 18 de junho de 2011

Dicas para remover manchas e outras coisinhas

Manchas de doces ou bebidas açucaradas:
 
Lave com água morna e um pouco de álcoo. Manchas de vinho:
Basta umedecer um sabonete branco (aquele bem baratinho) e esfregar em cima de toda a mancha. Espere secar e lave a roupa normalmente. Serve para quase todas as manchas além de vinho e é super barato.

Manchas de vinho tinto no tapete:
 
Remova com vinho branco ou use loção de barbear. A espuma é um bom removedor de manchas.

Manchas de gordura, óleo e produtos similares 
respingados sobre a roupa devem ser cobertos por talco ou maizena o mais rápido possível. Deixe a mancha coberta pelo menos 15 minutos. Quando a gordura tiver sido absorvida, escove bem o local. Manchas de banha, manteiga, graxa e cera:
Passe benzina ou éter. Depois polvilhe talco e lave com água quente e sabão.

Manchas de bolor:
 
Ponha um pouco de água oxigenada (10 vol.) e deixe quarar ao sol.

Manchas de mel: 

coloque sobre a mancha uma solução de bicarbonato de sódio e água quente. Depois lave e enxágua com água fria.

Manchas de café:

 
Lave com água morna e glicerina ou passe uma pedra de gelo sobre a mancha.
As manchas saem com uma mistura de bicarbonato de sódio e água.
Para tirar manchas de café antigas basta esfregar um pano umedecido com vinagre branco ou álcool. Manchas de café em roupas de algodão branco: Umedeça com água oxigenada e logo em seguida lavar com sabão de pedra. Nódoa de frutas:
Faça uma pasta com perborato de sódio (utilizado como desinfetantes e branqueadores, tanto domésticos como industriais) e água e aplique diretamente na zona suja. Passe por água e estenda á sombra.

Manchas em estofados: use creme de barbear.

Para tirar mancha de roupa branca
 

manchadas por outras na hora da lavagem, é só colocar açúcar na água e ferver com a roupa dentro.

Obs.: Toda vez que manusear produtos químicos, use luvas nas mãos, ou lave bem com sabonete em água corrente; e quando manusear limão, não saia ao sol, pois ele mancha e até pode queimar sua pele, tome cuidado! 

Retirado do http://muiedomato.blogspot.com/2009/01/algumas-dicas-para-remover-manchas.html

Se o tecido for lavável, molhe a mancha com leite cru e deixe exposto ao sol até o leite secar, se necessário repita a operação.

Pode também, substituir o leite por suco de limão, principalmente se o tecido for branco. Depois lavar com água e sabão e pendurar num cabide, ao sol.

Algumas manchas de mofo que aparecem com pontinhos pretos são muito difíceis de sair; mas experimente deixar a peça de molho em água bem quente com sal, deixando-a mergulhada até que a água esfrie. Em seguida leve ao sol, colocando sobre cada mancha sumo de limão e sal, deixando ficar por muitas horas. Depois lave normalmente.

Se o mofo for avermelhado, mergulha-se o tecido em água com um punhado de fubá. Leve ao fogo deixando ferver por algum tempo. Depois, enxágüe e exponha ao sol para quarar um pouco. Enxágüe novamente e deixe secar.

Nos tecidos de cor é só mergulhar a parte afetada em leite fervendo, até desaparecer o mofo. Lavar em seguida o local com água morna e vinagre branco.

Proceda da mesma forma se as suas toalhas de banho ou rosto estiverem manchadas de mofo.

Cuidados com as Lingeries ( Calcinhas, Sutiãs, Bodys, Camisolas, etc )

As lingeries costumam amarelar depois de várias lavadas, para que isto não aconteça, habitue-se deixá-las de molho em uma mistura de água e bicarbonato de sódio antes de lavá-las.

Lave-as na mão, nunca em lavadoras, com sabão neutro e sempre com água fria, não custa nada e elas durarão muito mais.

O calor do sol pode tirar a luminosidade da peça, por isso seque-as penduradas à sombra, as rendas e a lycra deformam sob o sol ou secadoras. Nunca torça, dê uma espremida para retirar o excesso de água, se tiver pressa enrole-as numa tolha e aperte para apressar a secagem.

Não passe à ferro, os tecidos das lingeries são de boa qualidade que dispensam o ferro.

Na hora de guarda-las coloque saches perfumados ou sabonetes nas gavetas, pode também colocar paninhos ou chumaços de algodão embebidos em seu perfume predileto, elas ficarão perfumadas.

Afinal, uma frescurinha, nunca é demais.



Se seu par de sapatos estiver gasto, riscado, não pega brilho de jeito algum, e você não tiver um engraxate por perto, friccione neles um pedaço de batata crua molhada no álcool. Dê um tempo, a seguir engraxe normalmente. Viu como funcionou?

Outro truque para aqueles sapatos desgastados: após engraxar os sapatos pulverize-os levemente com spray para cabelos. Mas não use spray demais para não ressecar o calçado, o spray fixará melhor a graxa dando aspecto de novo. Ou então, passe uma camada de esmalte de unhas incolor sobre os locais mais desgastados dos sapatos.

Às vezes saímos de casa com sol e de repente o tempo muda, cai um toró, as ruas ficam inundadas e voltamos com os sapatos encharcados. Se acontecer isso com você, não cometa a bobagem de secar os sapatos perto do fogo, colocar no sol. no forno quente ou ainda atrás da geladeira para pegar o calor do motor. O que se recomenda é enfiar nos sapatos jornal amassado, bem prensado. O jornal absorverá a umidade e evitará que os sapatos se deformem.

Outra coisa, sapato apertado tira o bom humor, mas tem solução, um truque caseiro e artesanal. Umedeça com álcool a parte interna dos sapatos e recheie-os com jornal, bem amassado, também ensopado com álcool. Force bem o enchimento, deixe os sapatos em repouso por um dia, após este tempo é possível que os sapatos continuem úmidos, calce-os assim mesmo, pois isso ajudará a ajustar a forma no pé.

Sapatos que rangem, são desagradáveis, resolva esse problema também, passando no couro e esfregando, um pouco de óleo de linhaça aquecido.


coloque leite sobre a mancha e deixe algum tempo este leite agir, você vai notar que a mancha vai desaparecendo aos poucos, aí então, é só esfregar e lavar normalmente.

ps. a mancha pode estar seca ou não.



Tirando manchas de frutas

se você deixou cair alguma fruta em sua roupa e manchou, não fique triste .
coloque leite morno em cima da mancha, com a roupa seca. deixe um pouco de molho, depois esfregue com as mãos até a mancha sair depois lave de forma habitual você vai ver que removerá a mancha sem nenhum problema.


Manchas de caneta esferográfica, são removidas com algodão embebido em álcool, trocando o algodão toda vez que estiver empregnado de tinta, ou deixar o local embebido com leite.
 
Retirado do http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal69/Dicas%20para%20tudo.htm#roupamanchada


5 amiguinha(s) Comentaram:

Dani Cristina disse...

Queria que você desse dicas de como se maquiar, para disfarçar olheiras :)

Já está participando do sorteio?
COORRE, tá mara :)
www.cerejas-envenenadas.blogspot.com

FLOR, ME AJUDA A DIVULGAR ?

Janaína Santos disse...

Muito boas as dicas, gostei amiga!!!
Será muito útil!!!
Bjs

Nessa disse...

Adorei as dicas!!! já salvei aqui pra poder usar qdo necessário!!
Biejãoo

vimvendoeaprendendo.blogspot.com

Simone.K disse...

Adorei, essas dicas são maravilhosas!

Celinha disse...

Quantas dicas legais de tirar manchas.Bjos Celinha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes pelo Mundo - a partir de 25/07/2011