Pages

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Teste em Esmaltes feito Pela ProTeste

Oi Meninas

Esmalte: alguns podem provocar alergia e câncer 

Substâncias que podem ser prejudiciais à saúde foram encontradas na maioria dos produtos testados.

Comparamos a qualidade dos esmaltes, considerando a sua durabilidade, abrasividade, tempo de secagem e brilho. Entre as conclusões a que chegamos, destacamos três resultados: o melhor do teste (que também é uma das escolhas certas) é antialérgico, apesar de não divulgar em seu rótulo; uma das marcas que se diz antialérgica, na realidade, não é.
O grave, porém, é que alguns dos produtos mais vendidos do país contêm ingredientes que podem provocar não apenas alergias, mas também câncer.
Fórmulas com toluene em excesso
Em geral, os esmaltes trazem vários componentes que podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, medimos a concentração dos mais prováveis de serem encontrados nesse tipo de produto – e encontramos altas concentrações na maioria dos produtos testados. As substâncias analisadas – cujos nomes apresentamos da maneira como aparecem no rótulo dos esmaltes – foramdibutyl phtalate (banido em cosméticos, inclusive esmaltes, em toda a Europa), nitrotoluene, toluene e furfural (compostos comprovadamente cancerígenos).
No caso do dibutyl phtalate e do nitrotoluene, não existem referências aos mesmos na legislação brasileira. Já toluene e furfural não possuem limites para uso em nossa legislação. Analisando pelas normas europeias, a quantidade máxima permitida de toluene é de 25% (250.000 mg/kg) e a de furfural, 360 mg/kg.

Os únicos produtos brasileiros que poderiam ser comercializados nos países europeus são os da Colorama e os hipoalergênicos da Risqué. Os produtos da Impala (inclusive os da linha hipoalergênica) contêm dibutylphtalate e toluene em concentrações muito altas e os produtos tradicionais da Risqué apresentam nitrotoluene e toluene em grandes quantidades. Por isso, esses produtos receberam uma avaliação ruim nesse item, o que prejudicou sua avaliação final.

Veja aqui a entrevista que a Drª Paula Penna deu a revista Pro Teste
Ela é especialista em Dermatologia Clínica e estética, e disse uma coisa muito chata " Quem tem alergia a esmalte terá alergia para sempre... Não há tratamento para isso"

1 - Como saber se sou alergica a esmaltes?
R: Você é alérgica a esmaltes caso apresente algum dos seguintes sintomas.
Coceira na pele do pescoço ou em volta das pálpebras, com descamação e eritema (* Eritema é o nome dado à coloração avermelhada da pele ocasionada por vasodilatação capilar, sendo um sinal típico da inflamação.)

2- A Alergia tem tratamento ou Cura?
R:Infelizmente quem tem alergia a esmalte terá para sempre, . O tratamento para esse caso é preventivo, ou seja, simplesmente evitar contato com o produto

3- Quais os riscos que a a alergia a esmaltes pode trazer a saúde?
R: Não existem riscos sérios, mas esse tipo de alergia incomoda, porque costuma coçar e deixa a região da pele bastante vermelha podendo provocar manchas no local

4-Quais as recomendações as pessoas alérgicas? Quem tem alergia precisa deixar de fazer as unhas?
R: Nâo precisa deixar de fazer as unhas mas deve evitar esmaltes com as seguintes substâncias: Toluentes, Nitrotoluente, Furfural e Dibutyl Phtalate, pois são os que mais provocam alergias e reações. Porem existem opções de esmaltes com fórmulas especialmente desenvolvidas e fabricadas sem essas substâncias e que podem ser utilizados pelo alérgicos.

5- Que outras substâncias são perigosas para a saúde e se encontram nos esmaltes convencionais? Que riscos elas oferecem?
R: Outro componente que provoca muita alergia é o Formaldeído, que é proibido nos estados Unidos e Canadá por causar muita alergia e por ser CANCERÍGENO. Esmaltes cintilantes também podem conter Mica, um mineral que em alguns casos pode causar alergias.
É isso ai meninas cuidado com o que passamos nas unhas.... Apesar de ficarmos bonitas por fora podemos estar trazendo problemas para a nossa saúde.

Beijãoooo

7 amiguinha(s) Comentaram:

Cínthia Miranda disse...

ai que pesquisa assustado flor! credo, câncer? =o pelo menos alérgica eu não sou, que bom!

http://justfondness.blogspot.com/

Lucy Ferreira disse...

Minina que bafoooooooooo!
Nem sabia desse babado naum!
Ameia dica!
Bjus gatonilda!

liane_b disse...

Gente, que coisa!!! É mesmo assustador, mas por enquanto vou continuar usando meus esmaltes...

gabiicecii disse...

Post rico de informação! Muito bom!!

Janaína Santos disse...

Muito bom o post com essas informações!!!
Assutador com certeza...
Bjs

cristmart09 disse...

Mais uma pra gente ficar atenta, dps de tanto tempo agora é que se descobre ou pelo menos se divulga isso tudo!!! Antes tarde do que nunca né mesmo? Bjsss!!
Cristine

Celinha disse...

Isso é muito preocupante. Amei o texto. Obrigada. Bjos Celinha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitantes pelo Mundo - a partir de 25/07/2011